Obviamente
quando pensamos no sistema educacional, a situação é absolutamente
diversa. Esta distância entre o mundo da informática e da
comunicação com o mundo da educação é muito grande,
induzindo-nos a pensar na quase existência de um impasse. Está
claro que necessitamos de muito mais do que simplesmente aperfeiçoar
o sistema educacional. O momento exige a sua profunda transformação
estrutural deste sistema. Uma transformação que passa pela sua
maior articulação com os sistemas de informação e comunicação.
Dessa
forma a escola é colocada em cheque para que se atualize e incorpore
os benefícios da tecnologia atual em prol de uma educação que visa
a qualidade e o sucesso de suas ações e que demandam um novo tipo
de profissional, preparado para lidar com as novas tecnologias e
linguagens.
Isso
coloca novas exigências para a escola. Em especial a educação
básica que é o alicerce para uma sólida formação do sujeito.
Cabendo-lhe garantir condições para que o aluno construa
instrumentos que o capacitem para um processo de educação
permanente, dentre os quais, destaca-se a informática aplicada à
educação.